Telhado Embutido | Quais os Prós e Contras?

Talvez você já tenha se perguntado… telhado embutido ou telhado aparente? Na hora de construir ou reformar, essa dúvida tem sido muito comum ultimamente, e para ajudar na sua escolha, vamos falar um pouco mais a respeito da versão que tem surgido como a principal tendência no país.

Telhado Embutido

Telhado Embutido: Benefícios e Malefícios (Foto: Reprodução internet)

A escolha do tipo de telhado é uma etapa importante, pois vai determinar o tempo de execução do trabalho, a compra de materiais e também afetar diretamente o custo da obra, além de ser essencial para definir o estilo arquitetônico do imóvel.

No passado, as telhas aparentes eram a principal escolha, sendo bastante apreciadas nos projetos. Mas a tendência atual aponta para a utilização do telhado oculto, uma versão mais moderna e cheia de vantagens.

O que é o Telhado Embutido?

Trata-se de um projeto mais atual e imponente, no qual as telhas ficam escondidas (ou embutidas) por platibandas. Devido à aparência diferenciada, os imóveis com esse estilo muitas vezes são chamados de “casa sem telhado”.

Destaque nesse tipo de projeto, a platibanda nada mais é do que uma espécie de parede, de altura variável, que esconde toda a construção da cobertura. Como resultado, temos um telhado de linhas retas e uma fachada mais limpa.

Telhado Embutido

O telhado fica escondido pelas platibandas (Foto: Reprodução internet)

As placas de concreto pré-moldadas e as telhas de fibrocimento são as principais escolhas para os projetos de casas com telhado oculto e platibanda.

Já o tradicional telhado aparente, estilo mais usado em todo o Brasil, se caracteriza pelo projeto em que as telhas podem ser vistas como um todo ou pelo menos em partes. Nesse caso, as telhas mais comuns são colonial, romana, francesa, de concreto, madeira tratada e plana.

Os Prós de utilizar Telhado Embutido

Esse projeto inovador oferece uma série de benefícios, entre os quais a economia em relação ao uso total de madeiramento, quando comparado com a construção de um telhado convencional.

Telhado Embutido

Uma das vantagens é o menor custo (Foto: Reprodução internet)

Outras vantagens do telhado embutido são:

  • Demanda menos tempo de construção.
  • Possui manutenção mais fácil.
  • Possibilidade de construir um telhado mais simples e barato.
  • Uso menor de madeira, caso a escolha seja por telhas de fibrocimento ou sanduíche.
  • É alinhado com os atuais padrões da arquitetura moderna.

Contras do Telhado Embutido

De maneira geral, o telhado com telhas escondidas tem um custo reduzido, mas a escolha por esse modelo vai resultar em outros tipos de gastos, como a construção das platibandas e o investimento em calhas para o escoamento da água. Você pode ver a diferença desses dois tipos de telhados olhando algumas fotos em fachadas de casas, fica bem simples a visualização.

Telhado Embutido

Por outro lado, fica difícil o acesso à parte interna do telhado, para manutenções (Foto: Reprodução internet)

Conheça outras desvantagens do telhado embutido:

  • Necessidade de colocação de uma manta térmica, caso seja utilizada a telha de fibrocimento. Como essa telha aquece muito, o calor pode ser transferido para a laje e, em sequência, para o interior do imóvel, algo que a manta térmica vai evitar.
  • O projeto inviabiliza o acesso ao interior do telhado, por ser baixo, dificultando a manutenção elétrica e outros procedimentos.
  • Mesmo com a modernidade, a casa pode ganhar uma “cara” mais comercial, perdendo a elegância do aspecto residencial tradicional.

Agora que você conhece as vantagens e desvantagens do telhado embutido, escolha o projeto que melhor se encaixa em suas preferências, levando em conta também o orçamento disponível.

Modelos de Casa com Telhado Embutido

Telhado Embutido

(Foto: Reprodução internet)

Telhado Embutido

(Foto: Reprodução internet)

Telhado Embutido

(Foto: Reprodução internet)

Telhado Embutido

(Foto: Reprodução internet)

Telhado Embutido

(Foto: Reprodução internet)

Telhado Embutido

(Foto: Reprodução internet)

Telhado Embutido

(Foto: Reprodução internet)

Telhado Embutido

(Foto: Reprodução internet)

Telhado Embutido

(Foto: Reprodução internet)

Telhado Embutido

(Foto: Reprodução internet)

Telhado Embutido

(Foto: Reprodução internet)

Telhado Embutido ou Aparente? Qual é a melhor Escolha?

O telhado aparente trata-se o tipo de telhado que usa como fator positivo a exposição das telhas. Aqui no Brasil esse tipo de telhado é muito usado e válido como decoração e arquitetura.

Já o estilo de telhado embutido trata-se daquele aonde as platibandas omitem o telhado. O lado bom é que você pode usar como material madeiras mais simples.

Quando a escolha é o telhado aparente a telha usada, de modo geral, é o de barro. Quem tem um poder aquisitivo melhor pode usar telha de concreto ou telha branca com resultado de acabamento melhor. O lado bom dessa escolha é que precisa gastar mais com mão de obra e o custo das telhas também são maiores.

Como a telha está aparente existe um risco maior dela quebrar. Com chuvas fortes e vazamentos é bem possível que isso aconteça com o tempo.

Telhas embutidas e telhas expostas: qual a melhor? (Foto: Divulgação)

Diferenças entre Embutido e Aparente

Se a sua grande dúvida é o uso do telhado aparente ou embutido vamos te ajudar. Como já explicamos, o telhado aparente é o tipo de telhado que deixa às telhas a mostra. Esse estilo é o mais comum aqui em nosso País.

São muitas as vantagens do telhado aparente com relação a um telhado embutido. A aparência e a aplicação no ambiente são as principais vantagens.

O resultado de um telhado aparente é mais valorizado visualmente, além de facilitar o escoamento da água da chuva, por exemplo.  De modo geral, a longo prazo, a casa com telhado aparente é mais econômica e funcional.

Se a instalação do telhado aparente for feita corretamente ele durará muitos anos. Não será necessário nenhuma manutenção se a instalação estiver ok. Sendo assim, a proteção da sua casa será feita com qualidade. Por isso, mesmo que o telhado não aparente seja mais barato em um primeiro momento, pense a longo prazo.

Outros pontos a serem vistos na hora de escolher seu telhado é que com as telhas de fibrocimentos conhecidos como telhado embutido, você vai precisar colocar uma manta térmica em baixo da telha, já que esse estilo de telhado tem, um aquecimento maior e consequentemente sua casa ficará mais quente sem essa manta.

Também pense que o telhado embutido de certa forma fica baixo, o que não permite o acesso ao interior do telhado para manutenção elétrica, por exemplo. Mesmo com o custo do telhado embutido sendo mais barato, existem outros custos como por exemplo uma maior utilização das calhas.

Entenda de uma maneira mais resumida algumas das principais vantagens de construir uma casa utilizando um telhado tradicional e aparente:

– Método tradicional mais utilizado;

– Maior resistência e durabilidade;

– Custo acessível ( a telha representa menos de 1.3% do custo total da obra );

– Maior conforto térmico;

– Maior isolamento acústico;

– Maior proteção conta intempéries climáticas;

– Menos custo de manutenção;

– Economia de energia elétrica;

Sabendo dos pontos fortes e fracos de cada um, entenda como funciona e escolha o melhor para a sua casa.