Sofá de Palete – Como fazer e decorar

Aprenda como decorar com Sofá de Palete diferentes ambientes da sua casa com essa tendência sustentável e charmosa. Além de ser sustentável, os paletes são elementos que agregam estilo para uma decoração mais rústica e descolada nos ambientes.  De um tempo para cá é possível encontrar diversos móveis com essa pegada mais sustentável, como mesas, poltronas, camas e sofás, tudo feito com paletes. Sendo que o sofá e as cadeiras são as duas das opções mais populares para utilizar o material. Então vamos aprender como fazê-lo!

Sofá de Palete

Sofá de Palete – Como fazer e decorar (Imagem: Divulgação)

Sofá de Palete para decorar

Uma das coisas mais legais sobre o sofá de palete é que você pode montá-lo e customizá-lo do jeito que você quiser. Pequeno, grande, alto, baixo, de canto, para sala ou para a varanda, todas as opções são possíveis. Ou seja, com um pouco de trabalho e criatividade você pode ter um ambiente em sua casa bem diferente e original. Então se você quer aprender mais sobre o sofá de palete é importante saber tudo sobre esse material. Vamos começar!

O que é palete ou pallets?

Basicamente, o palete é um estrado de madeira, que, em sua função original, é utilizado para transportar itens pesados, facilitando o carregamento e descarregamento de produtos e mercadorias sendo facilmente encontrados em supermercados. Geralmente eles são feitos com eucalipto e pinus, e são fabricados de acordo com a necessidade do comprador. Por isso é possível encontrar em diferentes tamanhos e espessuras. Após as empresas fazerem o uso dos paletes para essa função, eles são descartados e é aí que começaram a surgir as ideias de usá-los para construir mobílias, como o sofás e cadeiras por exemplo.

Como fazer um sofá de palete?

Sofá utilizando palete. (Imagem: Divulgação)

Existem muitos modelos de sofá de palete, mas hoje vamos ensiná-lo a fazer um modelo simples, sem braços ou encosto. Depois que você aprender o método pode fazer suas próprias criações. Confira os materiais necessários:

  • 2 paletes
  • Lixa grossa
  • Tintas (base na cor branca e outra cor a sua escolha)
  • Pincéis (rolo e trincha)
  • Futtons, almofadas ou colchonetes para os assentos

1º passo – Lixe os paletes

Lixe bem todos os paletes. É importante uma lixa bem grossa para que tire todas as farpas da madeira, após deixar superfície bem lisa, o palete está pronto para receber a tinta.

2º passo – Faça a pintura

Chegou a hora de pintar os paletes. Você pode escolher qualquer cor de sua preferência, mas damos a dica de que é mais interessante antes passar uma camada de tinta branca para depois aplicar a cor final que escolheu. Pinte com bastante atenção e cuidado, pois não deve nenhuma parte do palete sem receber a tinta.

3º passo – Monte sua estrutura

Depois de pintados e secos, os paletes devem ser montados na estrutura que você deseja. Por exemplo, se quer um sofá bem baixinho é só alinhar um palete do lado do outro. Caso queira um sofá de altura padrão coloque um palete por cima do outro, basta usar sua criatividade para criar o que quiser.

4º passo – Escolha o estofado

O seu estofado pode ser feito com almofadas, colchonetes ou futtons. Você pode brincar com as cores e as texturas dos estofados dando mais cor e vida à eles. Lembrando de harmonizar a escolha de cores das almofadas de acordo com as cores do ambiente em que o palete será colocado.

Onde encontrar paletes?

Como agora os paletes são um material visado para decoração, existem muitas empresas que vendem esse material diretamente, tanto usado como novo. Mas você também consegue encontrar facilmente de graça em depósitos de supermercados e feiras no qual eles diversas vezes descartam estes itens.