Rack de Pallet – Ideias para se inspirar

Rack de pallet – ideias para se inspirar e criar diferentes ambientes na sua casa com essa tendência sustentável e charmosa. Além de ser sustentável, os paletes ou pallets são elementos que agregam estilo para uma decoração mais rústica e descolada nos ambientes.  De um tempo para cá é possível encontrar diversos móveis com essa pegada mais sustentável, como mesas, poltronas, camas e sofás, tudo feito com palete. Sendo que o rack é uma das opções mais populares para utilizar o material. Então vamos aprender como fazê-lo!

Rack de Pallet – Ideias para se inspirar (Imagem: Divulgação)

Rack de Pallet – Ideias para se inspirar

Uma das coisas mais legais sobre o rack de pallet é que você pode montá-lo e customizá-lo do jeito que você quiser. Pequeno, grande, alto, baixo, todas as opções são possíveis. Ou seja, com um pouco de trabalho e criatividade você pode ter um ambiente em sua casa bem diferente e original. Então se você quer aprender mais sobre o rack de pallet – ideias para se inspirar, é importante saber tudo sobre esse material. Vamos começar!

O que é palete ou pallets?

Pallet é utilizado principalmente para transporte de produtos. (Imagem: Divulgação)

Basicamente, o palete é um estrado de madeira, que, em sua função original, é utilizado para transportar itens pesados, facilitando o carregamento e descarregamento de produtos e mercadorias. Geralmente eles são feitos com eucalipto e pinus, e são fabricados de acordo com a necessidade do comprador. Por isso é possível encontrar em diferentes tamanhos e espessuras. Após as empresas fazerem o uso dos paletes para essa função, eles são descartados. E é aí que começaram a surgir ideias de usá-los para construir mobílias, como o sofá por exemplo.

Tipos de rack

Assim como os rack comuns encontrados em lojas de decoração, os rack de pallet podem ser feitos de diferentes jeitos e modelos. Veja algumas referências para construir o seu próprio rack original.

1- Painel de pallets

Pode ser usado como painel e rack para sala. (Imagem: Divulgação

2- Pallets como apoio para DVDs, revistas e outros objetos

Por conta de sua resistência, também pode ser usado como apoio. (Imagem: Divulgação)

3- Pallets pintados

São facilmente pintados e utilizados de diferentes formas. (Imagem: Divulgação)

4- Utilizando a criatividade

São versáteis para várias formas. (Imagem: Divulgação).

Construindo seu próprio rack

Agora que você já viu diferentes ideias de rack de pallet, está na hora de aprender a fazer o seu próprio móvel. Confira o passo a passo abaixo.

Materiais necessários:

  • 2 paletes
  • Lixa grossa
  • Tintas (base branca e cor a sua escolha)
  • Pincéis (rolo e trincha)
  • Cola de madeira
  • Martelo e pregos

1º passo – Lixe os paletes

Lixe bem todos os paletes. É importante uma lixa bem grossa para tirar todas as farpas da madeira, deixando a superfície bem lisa, pronta para receber a tinta.

2º passo – Faça a pintura

Chegou a hora de pintar os paletes. Você pode escolher qualquer cor, mas é interessante passar uma camada de tinta branca antes de aplicar a cor final. Pinte com bastante atenção e cuidado, para não ficar nenhuma parte sem tinta.

3º passo – Monte sua estrutura

Depois de pintados e secos, os paletes devem ser montados na estrutura que você deseja. Por exemplo, se você quer um rack bem baixinho é só alinhar um palete do lado do outro e criar um estilo de balcão. Caso queira um rack de altura padrão coloque um painel de pallet em por cima da estrutura anterior.

4º passo – Escolha o acabamento

Agora você pode usar a criatividade para dar o acabamento final ao seu rack. Acrescente detalhes em outras cores de tinta por exemplo.

Onde encontrar paletes?

Como agora os paletes são um material visado para decoração, existem muitas empresas vendendo esse material, tanto usado como novo. Mas você também consegue encontrar de graça em depósitos de supermercados, feiras, ou até mesmo na rua para descarte.

Agora que aprendeu a como fazer um rack de pallet, basta usar toda sua criatividade para inovar na decoração da sua casa e deixar o ambiente sua cara.