Uncategorized

Projeto Luminotécnico: Porque é importante

Uma boa iluminação é fundamental para qualquer ambiente, podendo ajudar a valorizar a decoração, a melhorar o conforto visual, a aumentar a segurança e até mesmo a economizar. Nesse sentido, elaborar um projeto luminotécnico é de extrema importância.

Projeto Luminotécnico
Projeto Luminotécnico: Porque é importante (Foto: Reprodução internet)

Com o passar do tempo, o conceito de boa iluminação vem se modificando, e com isso, o profissional especializado na área, conhecido como Lighting Designer, tem ganhado cada vez mais destaque. Responsável pela junção dos projetos arquitetônicos e de iluminação é ele quem vai criar projetos específicos para cada ambiente.

Para explicar melhor a função desse profissional e a importância dos projetos de iluminação, preparamos esse post. Continue a leitura e descubra todas as informações!

O que é o Projeto Luminotécnico

Desenvolvido a partir da análise de uma série de fatores, o projeto luminotécnico tem o objetivo de conciliar os produtos de iluminação, as técnicas adequadas para cada situação e os desejos dos clientes, para tornar o ambiente mais bonito, agradável e seguro, além de eficiente.

Projeto Luminotécnico
O projeto de iluminação ajuda a economizar na energia elétrica (Foto: Reprodução internet)

O Lighting Designer leva em conta, para criar um projeto energeticamente eficaz e agradável à estética, características como a função de cada ambiente, a quantidade de luz necessária para atender às exigências e o nível de iluminação que garanta um bom conforto visual.

Além disso, o profissional também precisa analisar:

  • As cores das paredes e do piso;
  • Medida do pé direito do ambiente;
  • Potências das lâmpadas que serão utilizadas;
  • Luminária ideal.

E além de pensar no posicionamento das luzes, nos tipos de lâmpadas mais adequados a cada ambiente e na decoração, o Lighting Designer precisa levar em conta o ambiente como um todo, incluindo as instalações elétricas, para que o projeto de iluminação seja realmente eficaz.

Qual a sua importância

Conforme podemos notar, a importância do projeto luminotécnico vem do fato de que ele é essencial para planejar corretamente a utilização da iluminação em um imóvel, seja ele residencial ou comercial, evitando erros como excesso de luz em alguns locais e a falta de iluminação em outros.

Projeto Luminotécnico
Ele também pode influenciar diretamente no trabalho dos funcionários de uma empresa (Foto: Reprodução internet)

Vale destacar que a luz interfere na produtividade de trabalhadores, influenciando diretamente a motivação e a capacidade de concentração, enquanto nas residências pode transformar um quarto ou a sala de estar em ambientes desconfortáveis, nos quais você não consegue passar muito tempo.

Diante disso, se você quer ter um ambiente bem iluminado, confortável e acolhedor, com uma decoração perfeita, não pode abrir mão de um bom projeto luminotécnico.

Projeto Luminotécnico para áreas externas

E não é só o interior dos imóveis que precisa ser planejado em relação à iluminação. O projeto luminotécnico para ambientes externos também é importante, principalmente se for feito pensando na economia e durabilidade dos materiais.

Projeto Luminotécnico
Áreas externas também precisam ter um projeto de iluminação (Foto: Reprodução internet)

Nas áreas externas ele ajuda, por exemplo, a realçar a beleza de um jardim. No período noturno, a luz direta pode destacar as plantas, complementando a iluminação geral do terreno. E se a residência possui uma área de lazer com piscina e churrasqueira, os visitantes podem ser guiados por meio das luzes para chegar até ela.

Viu como é importante ter um projeto luminotécnico? Para obter bons resultados, é essencial contratar um profissional especializado na área.