Porcelanato Ladrilho Hidráulico: Como usar na Decoração

Você, que gosta de decoração, de criar ambientes agradáveis e alegres, tem um auxiliar fantástico à mão: porcelanato ladrilho hidráulico. A gente chama de auxiliar, mas na verdade ele se torna o centro visual depois de aplicado. É tão versátil que, se você está iniciando na arte de decorar ou ainda adquirindo experiência, pode usar e abusar dos milhares de combinações que essa pecinha oferece.

Porcelanato Ladrilho Hidráulico

Os nomes são muitos – assento hidráulico, porcelanato ladrilho hidráulico, piso hidráulico, mosaico hidráulico e até mesmo azulejo hidráulico –, o objetivo é apenas um: beleza, seja para ambientes, móveis ou peças. Você vai ver nesta mensagem algumas maneiras de usar esse verdadeiro instrumento de criatividade.

Essa pequena e mágica pecinha é versátil, como a gente já comentou acima. A par da segurança na aplicação, do comodismo ao ser pisado, da praticidade como elemento de vedação, é na decoração que essa versatilidade mais se destaca.

Salas, saunas, piscinas, rampas, cozinhas, banheiros, varandas… imagine um ambiente qualquer e lá está o porcelanato ladrilho hidráulico pronto para uso. Há até mesmo quem o use em decoração de móveis e portas. Tudo o que você precisa fazer é criar visuais, idealizar formas. O resto é por conta dela, dessa pecinha.

Como Usar?

Há uma infinidade alternativas de uso de porcelanato ladrilho hidráulico. E essa infinidade ainda tem o poder de alimentar mais o senso de estética de quem aplica. É experiência extraordinária pela qual você vai se encantar. Veja aqui.

Ambientes Externos

Justamente por serem áreas sujeitas à admiração e critica gerais, é sempre bom tomar alguns pequenos cuidados na aplicação. Todo o poder de embelezamento dos ladrilhos deve ser explorado ao máximo.

Em escadas

Você pode instalar ladrilhos em qualquer área externa de sua casa. Além de disporem beleza, eles ajudam a destacar determinados trechos do ambiente que precisam ser vistos claramente.

Aplicar ladrilho hidráulico em escadas é também questão de segurança.

Aplicar ladrilho hidráulico em escadas é também questão de segurança.

Em Painéis

Ladrilhos em painéis e fachadas são usados quase sempre com o único objetivo de expressão artística. Podem levar o nome do artista à gloria facilmente.

Ladrilho Hidráulico em painéis: lado artístico valorizadíssimo

Ladrilho Hidráulico em painéis: lado artístico valorizadíssimo e…

 

... encantamento puro tanto para quem produz como para quem admira.

… encantamento puro tanto para quem produz como para quem admira.

Em varanda e área de estar

Nesse tipo de área, aplicação de ladrilhos hidráulicos é tanto prática quanto estética. Facilita limpeza, mantém higiene e ainda torna o visual extremamente atraente.

Aplicação de ladrilhos hidráulicos em varandas dispõe um charme delicado e especial ao ambiente

Aplicação de ladrilhos hidráulicos em varandas dispõe um charme delicado e especial ao ambiente

Ambientes Internos

É em ambientes internos que o caráter de pessoalidade e individualidade é mais buscado durante instalação de ladrilhos hidráulicos. Você pode ousar, atrever-se, ser arrojado e até mesmo arriscar visuais menos ortodoxos e tradicionais.

Em cozinhas

É ambiente em que o ladrilho hidráulico é mais usado, seguinte da varanda. Oferece beleza, é prático na limpeza e, dependendo da combinação com o restante dos elementos, cria clima de intensa satisfação.

Ladrilho Hidráulico em cozinhas, a ousadia prática.

Ladrilho Hidráulico em cozinhas, a ousadia prática.

Em salas

Uso de ladrilhos em salas requer cuidado estético, claro. Quando adequado, deixa aura de aconchego inigualável, propício para convívio social pleno.

 

Ladrilho hidráulico em áreas de estar: beleza fácil e espontânea.

Ladrilho hidráulico em áreas de estar: beleza fácil e espontânea.

 

Revestimento de Móveis

Até onde é possível usar ladrilhos hidráulicos? É sua alma inovadora que pode definir. Aproveite.

Com criatividade, você pode tanto deixar um móvel mais bonito quanto recuperar algum avariado. Um ladrilho aparente em contraste com a madeira transforma o visual de qualquer peça.

Ladrilho hidráulico como revestimento e/ou meio de recuperação de móveis.

Ladrilho hidráulico como revestimento e/ou meio de recuperação de móveis.

 

E para você que gosta de saber …

Como as Coisas São Feitas

Veja aqui rapidamente o processo de fabricação:

  • Faz-se um molde de bronze que separa as cores
  • Ajusta-se o molde a uma forma de ferro que vai ser a borda
  • Distribui-se a pigmentação (óxido de ferro, cimento e mármore em pó) no molde
  • Após retirada do molde de bronze, aplica-se mistura meio colante seca e depois outra úmida
  • Comprime-se o ladrilho em prensa hidráulica que, aliás, dá nome à peça
  • Retira-se a peça da forma (essa operação requer muito cuidado)
  • Depois de 24/26 horas de descanso, submerge-se em água por 8 ou 10 horas para sedimentação
  • A cristalização é conseguida com armazenamento de pelo menos um mês e sempre à sombra

Complicado? Sim, mas prazeroso. Decoradores mais românticos dizem que é aí que está toda a essência da arte de produção e uso do ladrilho hidráulico.

A história diz que a ideia nasceu no sec. XIX para compensar os altos preços do mármore. Vingou porque não precisa de cozimento, já que se solidifica por meio de prensa, o que foi grande novidade. Novidade tão grande que o processo de fabricação permanece inalterado ao longo do tempo.

Como você viu, o elemento ladrilho hidráulico é mão na roda para expressão de arte, estética e praticidade. Há um grande universo de possibilidades que vai instigar seu talento.

Muito bem. Você já viu aqui um série enorme de dicas de decoração, como a beleza das luminárias, a intensidade estética de garrafas decoradas, até mesmo como fazer esculturas em argila. Por elas, você descobre o artista em você e em seu dia a dia.