Piso Intertravado: O que é, como usar na decoração?

Você já ouviu falar sobre o piso intertravados? Esse tipo de item trata-se de blocos pequenos conhecidos como bloquetes, pavimentos drenantes ou pavers. Esses pisos são bem populares e demandam uma mão de obra especializada.

Piso Intertravado: O que é, como usar na decoração? (Foto: Divulgação)

Piso Intertravado: O que é, como usar na decoração?

Com certeza os nomes não são iguais, mas a forma dos pisos intertravados sempre são iguais. Esses itens são blocos pré-fabricados de concreto. Esse bloco de pequeno substitui o paralelepípedo e é muito visto em projetos de espaços públicos. Basta observar a praça mais perto de você para entender como tudo funciona. O bloco é excelente para fazer praças, calçadas, ciclovias, garagens e até quintais de casas.

Piso Intertravado: O que é, como usar na decoração? -Os blocos pequenos substituem os paralelepípedos e acabam sendo uma opção viável para quem está querendo diferenciais no projeto arquitetônico (Foto: Divulgação)

Vantagens do piso intertravados

Esse tipo de piso tem muitas vantagens, entre elas que ele é antiderrapante. O piso também ajuda quem usa cadeira de rodas para se locomover. Os deficientes visuais também têm vantagens com esse tipo de piso.

Outro ponto positivo é a sustentabilidade. Os bloquinhos são redutores dos efeitos negativos da urbanização justamente por ter características de infiltração da água, absorvendo mais a água da chuva e ajudando assim a evitar enchentes.

A decoração da sua casa pode ficar melhor com esse tipo de bloco decorativos, que além de ser prática muda a cara do ambiente com facilidade (Foto: Divulgação)

Instalação do piso intertravados

O piso intertravados eles são colocados de uma forma que ficam entrelaçados entre si. Eles são alocados como um quebra-cabeça, sempre unidos com areia fina. A colocação desse piso é relativamente mais simples.

O piso não usa as armaduras e não precisa de mão de obra especializada. No entanto, o mínimo de conhecimento para colocar o piso é preciso. O piso não precisa de tempo de cura.

Piso Intertravado: O que é, como usar na decoração? Entenda mais sobre esse piso que pode deixar o seu projeto ainda mais lindo e diferenciado (Foto: Divulgação)

Piso Intertravado: passo a passo

  1. Comece o processo fazendo a instalação das contenções laterais, para os blocos não saírem do lugar deslizando;
  2. Para que o chão fique retinho você precisa fazer a compactação. O nivelamento é feito com a ajuda de uma brita graduada bem simples ou bica corrida. Os grãos de terra ajuda muito nesse nivelamento;
  3. O próximo passo é fazer um nivelamento da areia de assentamento;
  4. Agora chegou o momento de por os blocos. Adicione os bloquinhos, faça o alinhamento, cortes e ajustes;
  5. Nesse processo faça os ajustes. Depois comece o espalhamento e rejunte com areia;
  6. Mais uma vez é preciso fazer uma compactação;
  7. Para encerrar faça a limpeza. Depois de tudo limpo você vai ver como o acabamento ficará mais bonito.

Agora ficou fácil ter uma obra diferenciada. Aposte nos piso intertravados para deixar o seu lar mais bonito.