Parede de Tijolo à Vista: Ideias criativas de Decoração

De uma ou de outra maneira, parede de tijolo à vista sempre causa boa expectativa. A textura rica de linhas simétricas bem feitas ou os contornos mal feitos de cada pecinha na parede parecem incentivar os mesmos sentimentos: ou sofisticação ou saudosismo. Ou ambos. Que tal vermos agora algumas ideias muito boas para você decorar sua casa com parede de tijolo à vista?

Parede de tijolo à vista empresa ou sofisticação ou saudosismo. Ou ambos.

Parede de tijolo à vista empresa ou sofisticação ou saudosismo. Ou ambos.

Esse fascínio pode ter nascido de alguma imagem que você tenha visto em filmes sobre a era vitoriana ou exposições da arquitetura daquela época há muitos anos ou ainda de gravuras que retratam templos góticos; quem sabe, daquela casinha dos interiores dos muitos brasis que temos à disposição para encantar nosso senso de decoração.

CONTEÚDO

Parede de Tijolo à Vista

Quer saber? Não importa muito de onde nasceu sua paixão por parede de tijolo à vista. Simplesmente se deixe levar por ela e pronto. Sua casa vai encantar quem quer seja, pois a imagem do conforto é própria desse estilo de decoração. Aproveite.

É possível e até evidente que você não more em uma casa com tijolos à vista externos, mas decorar a parte interna de uma das paredes com eles é questão de firmação de personalidade, de jeito de ser. E, venhamos e convenhamos, ter estilo e jeito próprios numa civilização de hábitos quase já totalmente globalizados é o mesmo que se destacar em terras de reis e rainhas.

Você pode até imaginar que haja certa incompatibilidade entre o visual do tijolinho à vista e a modernidade. Ledo engano. A convivência entre ambos é perfeitamente agradável. E sugerida.

Não há um espaço definido de sua casa em que um tijolinho à vista seja mais adequado. Você pode instalar em qualquer lugar dela: sala, varanda, banheiro, quarto, teto…

Teto? Sim, teto.

Dicas

Antes de vermos os muitos tipos de aplicação possível, vamos conhecer sugestões realmente importantes.

  • O rejuntamento…

… pode feito de três maneiras: aprofundado é como se você passasse a ponta de uma colher entre as peças, causando uma espécie de valeta; não aparente faz o que o nome diz, pois a massa de rejunte não fica visível, já que as peças são aplicadas bem unidas umas com as outras, dando impressão de empilhamento; nivelado é o tipo de rejunte como se você passasse uma régua apoiada entre duas peças para retirar o excesso, criando uma superfície bem plana.

Parede de tijolo à vista com rejunte nivelado cria uma superfície plana.

Parede de tijolo à vista com rejunte nivelado cria uma superfície plana.

Empilhados e soltos uns sobre os outros: Não. Rejunte não aparente.

Empilhados e soltos uns sobre os outros? Não. Rejunte não aparente.

Parede de tijolo à vista com rejunte aprofundado.

Parede de tijolo à vista com rejunte aprofundado.

  • Já o acabamento…,

… que a gente imagina que é o que interessa nesta mensagem, pode ser feito com base em seu senso estético, ou seja, você pode criar seu acabamento. Os mais usados são pátina, em que você pinta, lixa e impermeabiliza as peças; pintura direta, em que se pinta – normalmente de branco – a parede como um todo; no acabamento natural você apenas passa uma camada de impermeabilizante – algumas pessoas nem mesmo fazem isso; o envelhecimento mantém aparência da parede exatamente como a que ficou tão logo o reboco foi retirado.

Defina aqui como gostaria de fazer o seu.

  • É possível calcular a quantidade de tijolinhos dividindo-se a área quadrada da parede pela área quadrada de cada peça. Isso você pode verificar diretamente na loja em que vai adquirir as peças.
  • azulejos que simulam perfeitamente o visual de tijolinho à vista, mas boa quantidade de decoradores dizem que essa decisão tira o sentido romântico e o charme conceitual da parede.

Ideias de Parede Tijolo à Vista?

Inspire-se. Decorar é idealizar. Idealizar é o primeiro passo para a realização.

Você pode mesclar o a rusticidade do acabamento natural com móveis modernos...

Você pode mesclar o a rusticidade do acabamento natural com móveis modernos…

... aproveitando toda a área da parede...

… aproveitando toda a área da parede…

,,,aumentar a área visual usando duas paredes...

,,,aumentar a área visual usando duas paredes…

…explorar funcionalidades…

...criar visual diferenciado com pintura não tradicional...

…criar visual diferenciado com pintura não tradicional…

...apenas destacar pequena área...

…apenas destacar pequena área…

Enfim, fazer o que lhe der na telha,

Ou na parede.