O que são plantas aéreas? Como cuidar delas?

Para quem não conhece, as plantas aéreas são uma nova tendência para quem ama paisagismo e essas plantas são uma das mais procuradas, pois é muito fácil de cuidar e tem um aspecto exótico e se adaptam facilmente em ambientes internos. Para quem deseja conhecer e saber mais sobre elas, vamos responder as seguintes perguntas: O que são plantas aéreas? Como cuidar delas?

Planta aérea 3

O que são plantas aéreas?

Esse tipo de planta é chamada de epífitas, ou seja, as plantas aéreas vivem sobre outras plantas, sem parasitá-las, apenas usando as outras como apoio. Para quem não conhece, o epifitismo é comum nas florestas tropicais, onde a competição por luz e espaço é suficiente. Algumas das plantas aéreas também conseguem sobreviver no solo, onde a luz não atrapalha. Outras plantas se adaptaram muito bem que não se acostumam quando são plantadas.

As plantas aéreas absorvem nutrientes pelas folhas e escamas prateadas, ao invés de pelas raízes, pois algumas delas nem sequer possuem raízes. Elas tendem a não sobreviverem no solo, pois precisam de muita água, porém é muito simples e fácil de cuidar desse tipo de planta e por não precisarem de terra, podem ficar expostas em qualquer lugar e até mesmo serem usadas para ousar na decoração de forma criativa.

Planta aérea

Como cuidar das plantas aéreas?

Ao escolher o local que sua planta irá ficar, você precisa ter em mente que ela precisará ser regada com frequência, por tanto escolha um recipiente que possa ser molhado. Essas plantas devem ser regadas pelo menos uma vez na semana e no máximo três vezes na semana.

Para cuidar da sua planta, coloque a mesma em um recipiente com água por 20 a 30 minutos. É preferível que se use água filtrada ou então água da chuva, pois a água da torneira tem cloro e que pode prejudicar a sua planta. Depois de molhar sua planta, deixe-a secar completamente. Para manter sua planta sempre hidratada, repita esse processo uma vez por semana. Nos outros dias, use um borrifador para borrifar água na planta.

Planta aérea 2

Atente-se a essas dicas:

  • Não deixe sua planta na água por longos períodos de tempo.
  • Uma planta com flor deve ser molhada apenas com spray em vez de submersa em água.
  • Você vai começar a notar que após a rega, as folhas da sua planta vão parecer mais duras, e um pouco mais escuras. Elas clareiam levemente quando precisam de água.
  • Essas plantas precisam de luz indireta, mas se for luz direta, é preciso borrifar água nas mesmas com frequência.

Como essas plantas estão na “moda”, então podemos encontrá-las com facilidade em lojas que trabalham com plantas ou até mesmo no mercado livre. Use e abuse da decoração com a sua planta aérea.