Jardim de Inverno na sala – Ideias para se inspirar

Ideias de Jardim de Inverno na sala e trazer vida a um ambiente que antes era sem vida. Essa é uma das principais características do jardim de inverno, principalmente se ele for em sua sala, que é um ambiente para receber pessoas e ter diversos momentos em família. As plantas, literalmente, mudarão o ar do ambiente e acrescentarão grande estilo à decoração do espaço. E isso é o mais legal dos jardins de inverno, além de funcionais e com grandes vantagens ecológicas, eles são lindos, decoram a sala e são extremamente elegantes.

Jardim de Inverno na sala

Jardim de Inverno na sala – Ideias para se inspirar. (Imagem: Divulgação)

Dicas para ter seu Jardim de Inverno na sala

Se você está pensando que é necessário ter uma sala enorme para ter um jardim de inverno, está enganado. Mesmo quando o espaço é limitado é possível criar um jardim de inverno belíssimo. Não existe padrão para esse tipo de jardim, você o adapta de acordo com o espaço disponível no ambiente, o importante é que ele seja uma extensão natural da casa. Além disso, ele é uma ótima alternativa para quem não desfruta de um quintal ou área externa na casa, como, por exemplo, os apartamentos que ganham cada vez mais espaço.

Escolhendo as espécies de plantas

Essa parte pode ser difícil para quem não entende nada de plantas. E se esse é o seu caso, o mais interessante é procurar um profissional para te auxiliar nesse processo de desenvolver um que se adapte as condições de sua sala. Como existem infinitas espécies de plantas e flores, procure escolher aquelas que mais combinam com o seu ambiente. Se o espaço não ser muito grande a ideia ideal seria optar por folhagens menores e flores mais delicadas, pois assim dá mais suavidade a todo o ambiente.

Jardins de inverno podem ser pequenos e ainda sofisticados. (Imagem: Divulgação)

Manutenção

Para fazer a manutenção do seu jardim de inverno será necessário um pouco de conhecimento de cada planta presente no ambiente, pois cada espécie precisa de um tipo de tratamento. Então, quando fazer seu jardim de inverno já procure saber com os profissionais a quantidade de água e adubo certa, assim como o tempo correto para retirar folhas mortas e aplicar fungicidas para que seu jardim não se deteriore com o tempo. Isso é muito importante para a saúde da planta e manutenção da beleza de seu jardim.

Algumas espécies de plantas se adaptam melhor em ambientes internos, e isso facilita bastante na hora da manutenção. Dentre as espécies que melhor se adaptam, muitas conhecemos muito bem como: babosa de pau, palmeira areca, lírios da paz, pau d`água, palmeira chamaedórea, singônio, begônia, mini cactos, suculentas, entre diversas outras espécies existentes.

Combinando elementos

Uma tendência atual é ter o jardim de inverno dentro de janelas de vidro. (Imagem: Divulgação)

Além das plantas, você pode combinar outros elementos em seu jardim de inverno, como luminárias e móveis, dando mais destaque ao ambiente e tornando-o elegante. Na iluminação por exemplo, você pode usar arandelas ou leds no chão. Isso é muito comum em jardins externos, porém em jardim de inverno também fica incrível se saber utilizar as cores certas de luz, como as brancas.

Outra ideia que está ganhando espaço dentro das casas é o jardim de inverno atrás de uma porta de vidro. Esse estilo cria uma sofisticação no ambiente e traz charme ao jardim além de quem visitar sua casa com toda a certeza irá reparar.

Com todas as ideias acima, você já pode começar a planejar o seu próprio jardim de inverno. Pelo que parece essa moda não deve ir embora tão cedo e as ideias só aumentam todos os dias. Então não perca tempo e transforme sua sala em um ambiente mais agradável e sofisticado para você e todos os seus convidados. Boa sorte!