Horta Suspensa | Ideias para se Inspirar, Veja o Passo a Passo

O desejo de muitas pessoas é ter uma horta em casa, mas devido a falta de espaço geralmente pensam ser impossível. Porém não é bem assim, pois hoje em dia podemos contar com várias ideias, inclusive com as hortas suspensas. Você certamente já ouviu falar de jardim suspenso, pois a horta suspensa também existe e segue a mesma composição dos jardins. Para quem deseja conferir como montar uma horta, poderá aproveitar as informações que separamos.

O que é Horta suspensa?

A horta é uma das melhores opções para quem mora em apartamentos ou em casas muito pequenos e que não tem espaço para plantar. Sem contar que a decoração do ambiente fica ainda mais linda com a horta suspensa. Para quem não sabe, a horta é aquela construída em pequenos espaços e de forma vertical.

Para quem tem sacadas, poderá aproveitar esse espaço para embutir vasos e também prateleiras de madeira, ou até mesmo se decidir ousar um pouco mais, poderá investir em um belo painel de madeira e intercalar os vasos sobre esse painel.

Montar uma horta suspensa é preciso de certos cuidados, como por exemplo, sempre verificar a fixação da estrutura, ou seja, se a mesma está adequada e bem presa. Também é preciso que esse ambiente em que a horta irá ficar, tenha insolação e ventilação necessários para que as plantas cresçam de forma saudável.

É preciso prestar atenção na altura das hortas suspensas, ou seja, se as mesmas estão posicionadas em um local de fácil acesso. Para quem não tem nenhum espaço sobrando em casa, poderá colocar os vasos com a horta suspensa na cozinha. Se não quiser pendurar os vasinhos, poderá escolher um local na bancada ou outro espaço dentro da cozinha e fazer sua horta.

 

Um bom projeto de horta suspensa começa no planejamento. Tente entender o espaço que tem em sua casa. Uma horta na varanda de uma apartamento deve ser diferente de uma horta em uma casa. Mesmo todos sendo suspensas, existem diferenciais bem importantes. No projeto, também leve em conta os padrões estéticos. As pessoas que sabem como colocar o plano em ação conseguem ter melhores resultados. As hortas são diferenciadas quando você combina a decoração com a horta.

A cor da parede, a cor dos vasos ou suportes usados para a horta, tudo isso deve ser pensado. Um das muitas vantagens de ter uma horta suspensa é que você pode colocar ela longe dos animais de estimação. Quem tem cachorros no quintal pode sofrer com esse estilo de horta suspensa. Pensando nisso é que o planejamento deve ser bem feito, e depois a execução virá naturalmente.

Principais Tipos de Hortas

A horta é um diferencial que você pode ter na sua casa. Esse estilo de horta é diferente em muitos sentidos, incluindo o estilo. A horta suspensa tem vários modelos e formatos, confira alguns:

Horta Suspensa: Como fazer, passo a passo – Horta suspensa diferenciada (Foto: Divulgação)

Vasos Suspensos

Usando vasos você pode brincar com formatos e cores. A horta suspensa com vasos suspensos acabam ficando de um jeito diferenciado e lindo. Aposte no seu estilo.

Horta Suspensa: Como fazer, passo a passo – Horta suspensa diferenciada (Foto: Divulgação)

Canos de PVC

O cano é um material que vale muito a pena. A horta em formato de cano acaba por deixar cada material mais diferenciado e lindo. O cano é bem fácil de ser usado e você consegue acomodar em qualquer lugar.

Horta Suspensa: Como fazer, passo a passo – Use pallet para fazer a sua horta (Foto: Divulgação)

Pallet

Pallet são dispensados muitas vezes por varejistas e empresários.  Você pode reaproveitar esses materiais e fazer uma linda horta.

Horta Suspensa: Como fazer, passo a passo – Horta com garrafas (Foto: Divulgação)

Garra PET

As garrafas também podem ser usadas na sua horta. São vários os exemplos de como fazer uma horta usando esse material. Além de você reciclar, você também consegue deixar tudo com um ar diferenciado se optar por pinta cada garrafa. O material te ajuda a ter uma horta mais linda e delicada e pode até fazer um sistema de irrigação por meio de gotejamento, que ajuda a economizar água, pois os excessos são conibidos.

Agora que você já tem uma ideia de como fazer sua horta suspensa em casa, não perca mais tempo e divirta-se com a sua nova criação.

 

Modelos de horta suspensa

Trouxemos abaixo algumas ideias de como montar uma horta em casa. Veja como é simples e deixa o seu ambiente lindo, além de ser algo sustentável e saudável para a sua alimentação.

Horta organizada em baldes coloridos

Horta 1

Horta em vasos apoiados em prateleiras

Horta 2

Horta em vasos fixados na parede

Horta 3

Horta fixada em parede da sala de jantar

Horta 4

Horta em vasos coloridos sobre prateleiras de madeira

Horta 5

Horta na parede de bancada de cozinha

Horta 6

Horta organizada em vasos feito de corda

Horta 7

Horta na cozinha

Horta 8

Horta na parede em porta vasos

Horta 9

Horta organizada por nichos brancos

Horta 10

Horta em vasos decorando a cozinha

Horta 11

Horta do piso ao teto na parede da cozinha

Horta 12

Horta organizada em vasos brancos retangulares

Horta 13

Horta na estante da sacada

Horta 14

Horta em vaso de madeira sobre janela da cozinha

Horta 15

Horta em vasos de barro sobre painel de madeira pintado com tinta de lousa

Horta 16

Horta organizada em vasos sobre peitoral da janela

Horta 17

Horta suspenso por cordas presos na parede

Horta 18

Horta com jardim na varanda

Horta 19

Horta vertical sobre painel de madeira

Horta 20