Disjuntor DR: O que é, como instalar

Para quem não conhece, o disjuntor DR, também  conhecido como Disjuntor Diferencial Residual é o responsável por desarmar o sistema e pode também abrir os contato em caso de sobrecarga, curto circuito ou em caso de fuga de corrente. Utilizar o Disjuntor Diferencial Residual é uma obrigação, afinal ele protege a sua casa e é recomendado que seu uso seja especialmente na cozinha, no banheiro se puder, também na área externa. Por isso, trouxemos algumas informações sobre o Disjuntor DR: O que é, como instalar. Saiba mais sobre esse objeto e saiba como usar de forma correta.

disjuntor-dr

Disjuntor DR

O disjuntor, como já dissemos trata-se de um objeto que age quando acaba percebendo que há fugas de corrente e nesse caso acontece os vazamentos de energia de condutores, e é justamente nesse momento que o disjuntor entra em ação, fazendo o desarmamento, afastando assim a possibilidade de alguém acabar se machucando ou sendo atingido por uma descarga elétrica, ou melhor dizendo, levando um choque.

Fica evidente que o disjuntor DR é um dispositivo que aumenta a proteção tanto para as pessoas como também em animais, para que os mesmos não venham a tomar um choque elétrico devido ao contato que pode ser direto ou também indiretamente, gerando uma fuga de corrente. A função do disjuntor DR é justamente desligar o circuito completamente para não ocasionar um acidente que muitas vezes pode ser fatal.

instalacao-de-disjuntor-dr

Para quem tem filhos, o disjuntor DR é um dispositivo excelente, principalmente por que as crianças não tem noção do perigo e são muito curiosas com qualquer coisa e sendo assim, pode mexer em tomadas ou outros locais que possuem uma descarga elétrica e com isso ocasionar um acidente.

O acidente acontece geralmente em contato direto ou indireto. No contato direto a pessoa encosta em um condutor que está carregado eletricamente. No contato indireto, a pessoa acaba tocando alguma coisa que está carregada eletricamente, porém se tornou um condutor de forma acidental, como em um possível erro no isolamento.

instalar-disjuntor-dr

Como instalar um disjuntor DR?

Como já dissemos, a presença de um disjuntor DR é obrigatória em todas as instalações, principalmente em ambientes como cozinhas, banheiros e áreas reservadas a atividades na parte externa a residencial. Por se tratar de algo que exige muito cuidado, só o profissional especializado no assunto é quem poderá realizar os processos de instalação e com isso, garantir que o disjuntor será instalador de forma correta.

Observe que o profissional deverá estar portando alguns instrumentos de instalação, pois são extremamente essenciais. Estamos falando de chave de fenda, alicate e canivete, além disso, é preciso contar também com os aparatos de proteção, como por exemplo capacete e óculos de proteção. Por isso, somente o profissional poderá lidar com a instalação desse objeto.