Estilo Industrial: Dicas para Decorar sua Casa

O estilo industrial está cada vez mais em alta no mundo da decoração. Essa tendência surgiu entre os anos 50 e 70, devido a uma crise imobiliária que ocorreu nos Estados Unidos, fazendo com que as pessoas mudassem para galpões onde os tijolos eram aparentes, as madeiras desgastadas, enfim, espaços sem acabamento.

O que antes era motivo de vergonha, hoje é um dos estilos mais procurados na hora de reformar ou decorar um espaço. De forma muito fácil, é possível aplicar essa tendência em sua casa ou escritório. Confira algumas dicas que irão te inspirar e ajudar a criar ambientes lindos.

Invista em fios a mostra:

fios para decoração Estilo Industrial

Foto: Divulgação

No estilo industrial, ter fios a mostra é um toque especial ao ambiente. Esses fios, na maior parte das vezes preto, são versáteis e dão um ar diferente a decoração. Use eles para fazer desenhos nas paredes ou como suporte para lustres.

Deixe o tijolo fazer parte da decoração:

tijolo para decoração Estilo Industrial

Foto: Coisas de Casa

A febre dos tijolinhos não apareceu por acaso, ela faz parte desse estilo. Não rebocar uma parede, atualmente, faz parte do estilo industrial e torna rústico o ambiente. E o melhor: caso não queira ver tijolos de verdade, invista nos papeis de parede. Existe uma variedade de estampas neste estilo no mercado.

Portas e Janelas largas:

porta e janela na decoracao Estilo Industrial

Uma outra característica do estilo industrial é o uso de portas e janelas largas. Elas podem ser rústicas, de vidro ou de ferro, e dão uma versatilidade ao ambiente, deixando o espaço ainda maior. Além disso, ambas exploram a iluminação natural, bem de acordo com as instalações industriais.

Dois ambientes em um só:

dois ambiente no Estilo Industrial

Ao morar em um galpão, você precisa otimizar os espaços e o estilo industrial ainda tem esse mesmo pensamento. Combinar ambientes, como sala + cozinha, cozinha + área de lazer, sala + quarto, entre outras combinações. É uma excelente forma de valorizar os espaços. Invista.

Móveis rústicos:

moveis decoracao Estilo Industrial

Investir em peças de madeiras, adereços pendurados, pisos mais rústicos é muito interessante para complementar o estilo industrial. Você mesmo pode dar uma cara nova a aquele móvel antigo, que você pensava em jogar fora, e inserir ele em sua casa ou escritório. É só deixar a criatividade aflorar.

Lustres industriais na sala e cozinha:

lustre decoracao Estilo Industrial

Os lustres sofisticados e detalhistas são deixados de lado neste estilo. As luminárias de ferro, mais rústicas são perfeitas para iluminar os ambientes. Seja fixa no teto ou forma de pêndulo, elas são excelentes e dão um toque especial, principalmente na sala e cozinha, você pode investir em luminárias rústica para deixar seu ambiente ainda mais bonito.

Tubulações a mostra:

tubulacao Estilo Industrial

Uma das características mais fortes são as tubulações aparentes. Elas podem ser usadas para passar fios ou até mesmo, ser apenas itens de decoração. Desenhos mais assimétricos e lineares são perfeitos para decorar o espaço.

Cores também são bem-vindas:

cores decoracao Estilo Industrial

Não acredite que o estilo industrial não aceita cores. Pelo contrário, elas são perfeitas para dar vida e alegria ao ambiente com esse estilo. Opte pelo uso de cadeiras, almofadas e outros objetos coloridos.

Reciclar é sempre uma boa opção:

recilagem na decoracao Estilo Industrial

Com o estilo industrial, você consegue ter boas ideias sem precisar gastar muito. Isso se dá com a possibilidade de reciclar, além dos móveis antigos, peças que você jogaria fora. Transforme móveis, use blocos para criar bancadas, transforme portas em mesas e daí por diante. Use a criatividade e adapte o estilo a sua realidade.

Com essas dicas, você consegue explorar bem essa tendência e transformar o seu ambiente. O estilo industrial é perfeito para vários ambientes da sua casa, como sala, quarto, cozinha e também para seu escritório.

Transforme seu ambiente seguindo esse estilo, gastando pouco e conservando a história de objetos que você quer manter em sua vida por mais tempo. Essa é uma das partes mais legais deste estilo.