Decoração com Malhas Tensionadas: Passo a Passo

As malhas tensionadas servem para decorar qualquer ambiente de festa e elas ficam lindas formando como se fosse uma cortina. Olhando para uma decoração com malhas tensionadas, sempre pensamos que é algo dificil de fazer ou um tanto quando trabalhoso, mas não é bem assim e é sobre isso que vamos explicar e ensinar o passo a passo de como fazer uma decoração com malhas tensionadas.

Decoração com Malhas TensionadasComo fazer decoração com malhas tensionadas

Para começar a decoração com malhas tensionadas, primeiro temos que selecionar os materiais que iremos usar, que são:

  • Tesoura afiada
  • Arame galvanizado, ganchos, anzóis ou outros materiais para prender a malha no teto, paredes ou criar efeitos
  • Alicate de corte (para cortar o arame)
  • Alicate de bico (para manusear ou torcer arames e ganchos)
  • Estilete (para abrir fendas no tecido estendido, causando efeitos diferenciados)
  • Fios de nylon
  • Arruelas
  • Buchas e parafusos
  • Furadeira simples
  • Luvas
  • Spray de verniz impermeabilizante

Malhas tensionadas passo a passoO passo a passo é muito simples, dividimos em oito passos para facilitar o processo e para que você possa entender como é que se faz.

Passo 1: Primeiro é preciso avaliar o ambiente que será decorado. É preciso observar atentamente a todos os espaços e também de certa forma mentalizar como a decoração irá ficar.

Passo 2: O segundo passo é criar um esquema de cores que esteja de acordo com a sua decoração. Você poderá usar malhas de cores lisas ou malhas estampadas. Você poderá definir um tema que será usado.

Passo 3: Depois de definir o primeiro e o segundo passo, é hora de calcular a quantidade de quilos de malhas que irá precisar usar.

Malhas tensionadasPasso 4: Depois de calcular, pegue dois pedaços de tecidos para fechar as lateriais do ambiente decorado. Se precisar, faça uma costura com duas tiras uma em cada lado. Depois é só fixar na parede com o auxilio de parafusos, ganchos e é só esticar essa malha conforme desejar para enfeitar o local.

Passo 5: Para quem deseja fazer um acesso com essas malhas, basta pegar um arame que seja bem firme e fazer um arco e decorar com a malha. É só cubrir esse arco com o tecido e se desejar poderá utilizar várias cores.

Malhas tensionadas como fazerPasso 6: Para decorar as entradas como banheiros, você poderá separar essas malhas em quadrados com aproximadamente três metros e prender as pontas com ganchos ou com os parafusos como já dissemos. Depois é só esticar e prender no chão conforme desejar.

Passo 7: Para dar um toque final e todo especial, basta criar alguns rasguinhos nessa malha. Para isso utilize o estilete com uma lâmina bem afiada e depois é só passar um pouco de silicone para que o tecido não desfie.

Passo 8: Por fim, mais uma dica e torcer a malha, deixando um visual diferente e deixar fluir a sua imaginação.