Como Limpar a Geladeira: 5 passos para seguir

Muitas vezes uma geladeira bagunçada resulta em comida vencida.  Seu refrigerador é provavelmente o aparelho mais utilizado na sua cozinha, por isso é natural derramar bebidas acidentalmente, causar gotejamentos, ter sempre manchas pegajosas de restos de comida para todos os lados. Isso acontece até mesmo o mais limpo dos cozinheiros.   A chave é conhecer estas cinco dicas essenciais que a manter limpa e organizada a geladeira o ano todo.

Como Limpar a Geladeira: 5 passos para seguir – Aprenda com a limpeza da geladeira (Foto: Divulgação)

Como Limpar a Geladeira: 5 passos para seguir

Anote e faça agora mesmo a limpeza que deseja na sua geladeira:

Como Limpar a Geladeira: 5 passos para seguir – Aprenda a limpar a geladeira. Alguns produtos pdoem ser usados de forma caseira a ajuda a remover o cheiro da geladeira se preferir (Foto: Divulgação)

  1. Retire o refrigerador da parede para limpar as bobinas

Toda geladeira tem um condensador, a unidade que libera calor através das bobinas espirais localizadas na parte de trás da geladeira ou na parte inferior da frente (atrás de uma grade). Com o passar do tempo, essas bobinas podem acumular poeira, o que faz com que o compressor tenha dobrado o uso de energia para manter o trabalho. Não só isso é ineficiente, mas é insustentável, aumentando a sua conta de luz e ainda quebrando a geladeira a longo prazo.

  1. Vácuo para limpar a geladeira

Se a sua lavadora a vácuo tiver um acessório de escova pequena, use-o para limpar as gavetas. Em falta da lavadora faça manualmente. A gaveta pode ser lavada na pia normalmente se preferir. Coloque água sanitária para matar as bactérias e finalize passando um pouco de vinagre.

Como Limpar a Geladeira: 5 passos para seguir – Entenda como funciona (Foto: Divulgação)

  1. Limpe a geladeira a cada duas semanas

Limpe a cada duas semanas a geladeira para evitar que a sujeira fique grossa demais. Uma boa estratégia é anotar no calendário na porta da geladeira para não esquecer. Somente assim, a sua casa sempre ficará organizada e a geladeira vai estar sempre ok.

  1. Limpe as garrafas e frascos antes de por na geladeira

Um dos maiores erros que tornam a geladeira muito suja é colocar objetos sujos demais dentro dela. É necessário sempre apostar na limpeza dos frascos antes de colocar dentro da geladeira. E quando for higienizar a geladeira de novo, sempre limpe esses frascos novamente.

A limpeza da geladeira pode ser feita semanalmente, assim evita que desperdice alimentos. Mas, se não conseguir, fala a cada duas semanas (Foto: Divulgação)

  1. Organize itens com base na temperatura em que os alimentos precisam ser cozidos

As coisas que não precisam cozinhar para serem servidas são colocadas no local mais fresco (sobras de comida entram nessa regra). Todo o resto é organizado para baixo com base na temperatura a que precisa ser cozido, com os alimentos que precisam ser cozidos no mais alto temperatura (como frango) colocada na parte mais fria da geladeira.

Dica geral – Comece a limpeza da geladeira removendo tudo o que tem dentro dela. Depois é só descongelar e limpar. Organize os alimentos e os limpe-os antes de voltar para a geladeira novamente.