Como Fazer Grafiato: Passo A Passo

O grafiato é uma textura que vai fazer com que a sua parede fique com um efeito de ranhuras.  Ficou interessado? Então confira como fazer o grafiato passo a passo. Esse efeito que deixa a parede com cara de antiga é muito usado em qualquer cômodo da casa. O grafiato tem sim seus diferenciais e vale a pena tentar fazer esse efeito para ficar com uma parede novinha em folha.

Você pode dar esse efeito usando pincéis , rolos ou espátulas (Foto: Divulgação)

Como Fazer Grafiato: Passo A Passo

Material para fazer o grafiato:

  •  Primer acrílico de uma cor à sua escolha.
  •  Massa graff de uma cor à sua escolha.
  •  Desempenadeira de aço.
  •  Trincha ou rolo de pintura.
  •  Fita crepe.
  •  Balde.
  •  Mexedor.
  •  Ferramenta risca fácil.

O Grafiato pode deixar a parede da sua casa diferenciada e linda (Foto: Divulgação)

Aprenda o passo a passo de como trazer esse efeito para a parede:

Passo 1

Previamente de realizar o grafiato na parede, você vai precisar dar inicio começando o preparo  do cômodo  que receberá o trabalho. Não deixe de fazer a proteção dos rodapés, paredes laterais e molduras de gesso utilizando sempre a fita adesiva ou até jornais colados. Isso vai fazer com que além da proteção desses locais você tenha um melhor acabamento no momento de pintar.

Passo 2

Nesse momento dilua a primer acrílico em um pote com cerca de 5 a 10% de água (use uma bandeja de pintura se quiser ou um balde). Misture bem até que fique algo homogêneo. O primer tem como intuito cobrir a cor atual da parede e preparar o local para a aplicação da massa que vai deixar ela com acabamento. Depois da aplicação desse produto espere de 4 a 6 horas.

Aprenda a fazer um grafiato passo a passo (Foto: Divulgação)

Passo 3

Prepare a massa texturizada colocando em um balde a mistura, dilua essa massa em 5 a 10 % de água (siga a orientação do fabricante na embalagem).

Passo 4

Depois de misturar bem e essa massa virar algo uniforme, adicione uma camada da mesma massa em cima de uma desempenadeira de aço. É importante que você trabalhe com uma desempenadeira que esteja nova ou limpa, sem nenhum resquício de ferrugem ou sujeira de outros trabalhos. Quem não tem esse cuidado acaba alterando a cor da massa. Em um primeiro momento faça a aplicação da massa na parede de modo uniforme.  tente mante a mesma espessura sempre. Se você não for profissional terá mais dificuldades nessa etapa. Por isso a dica é ir passando aos poucos.

Como Fazer Grafiato: Passo A Passo (Foto: Divulgação)

Passo 5

Em cima da massa que acabou de colocar passe a parte da ferramenta em forma de um pente, de cima para baixo.

Passo 6

Depois de aplicar essa parte da ferramente de pente é hora de pensar no excesso de massa. Esse excesso de massa pode ser removido usando o próprio pente na vertical.

Passo 7

Depois da aplicação completa é só esperar a secagem. De um a dois dia para que a parede seque adequadamente por completo.