Como colocar papel de parede – Dicas, faça você mesmo

Veja Como colocar papel de parede e aprenda o passo a passo dessa alternativa interessante para decorar um cômodo. Afinal, o papel de parede tem muitas vantagens para quem gosta de atualizar o design de um cômodo de tempos em tempos. Por exemplo, o quarto das crianças pode ganhar uma nova decoração conforme eles forem crescendo. Então, apesar de parecer uma tarefa complicada e difícil, aplicar o papel de parede pode ser fácil e divertido.

Como colocar papel de parede – Dicas, faça você mesmo (Imagem: Divulgação)

Como colocar papel de parede

Além da praticidade de poder optar por diversos temas e cores, o papel de parede também pode ser encontrado em diferentes texturas e também papel de parede 3D, possibilitando a criação de um estilo em cada cômodo de sua casa. Além de que, ele tem um ótimo custo-benefício, a metragem do papel de parede é mais barata que uma lata de tinta e você não precisa contratar um profissional para isso, pode aplicar você mesmo. Por isso, confira as dicas abaixo para fazer essa aplicação sozinho em sua casa.

Materiais necessários

Entenda o que é necessário para colocar seu próprio papel de parede. (Imagem: Divulgação)

Antes de começarmos a falar sobre o passo a passo da aplicação, é importante você saber todos os materiais necessários para fazer isso. Veja a lista abaixo do que precisa para iniciar o processo:

  • Cola (caso tenha escolhido um papel de parede que não é autocolante);
  • Vasilha para diluir a cola;
  • Escada;
  • Trena ou fita métrica;
  • Rolinho e brocha para pintura (pincel);
  • Tesoura e estilete;
  • Espátula;
  • Pano e esponja.

Passo 1 – Prepare a área

É importante ter uma parede lisinha e nivelada para fazer a aplicação do papel de parede. Por isso, observe se existe alguma irregularidade na parede, e caso necessário aplique massa corrida ou gesso. Se a parede já estiver nivelada, use apenas um pano úmido para tirar todo o pó e deixa-la limpa antes da instalação.

Passo 2 – Tire as medidas da parede

Faça a medição de toda a área da parede em que será aplicado o papel de parede, assim você saberá a quantidade certa de papel que precisará. Comece medindo no rodapé e vá até a gola de gesso. Caso haja interruptores ou janelas nesse espaço, marque essas medidas para facilitar na hora dos recortes.

Passo 3 – Corte o papel de parede

Na hora de cortar o papel de parede lembre-se de deixar 10 cm a mais da altura calculada, sendo 5 cm inferiores e 5 cm superiores. Se o papel escolhido tiver estampas, é necessário cortar 10% a mais da sua altura para que as estampas se encaixam na hora da aplicação. Por exemplo, se sua parede tem 240 cm de altura, corte o papel com 264 cm (240 cm + 24 cm = 264 cm).    

Passo 4 – Comece o processo de aplicação

Passe cola em todo o verso do papel de parede, utilize o rolinho ou a brocha para fazer isso. Lembrando que se você optou por papel de parede autocolante, não precisa fazer essa etapa. Após aplicar a cola, utilize a escada e comece a fixar o papel na parede de cima para baixo. Vá alisando o papel com as mãos ou com uma escova, verificando se todos os cantinhos estão bem colados.

Passo 5 – Faça os cortes necessários

Corte as sobras do papel utilizando uma espátula ou um estilete (com muita delicadeza). Corte também a área para interruptores e janelas, é melhor cortar essas áreas enquanto estiver colando o papel para ele fixar bem na parede.

Passo 6 – Limpando as emendas

Passe uma esponja ou um pano úmido em todas as emendas para finalização a aplicação. Não esfregue e passe delicadamente para retirar os restos de cola.

Veja abaixo um vídeo ensinando você aplicar o papel de parede: