Casa Container – Ideias e Inspirações

Casa Container – ideias e inspirações para abraçar essa tendência e entender todos os benefícios de criar uma casa com containers. Provavelmente você já deve ter visto algum projeto de casa feito com containers, essa ideia arquitetônica tem ganhado cada vez mais força ao redor do mundo. Mas, se você ainda não viu nenhum projeto desse tipo, não se preocupe, você saberá tudo a partir de agora.

Casa Container – Ideias e Inspirações (Imagem: Divulgação)

Casa Container

Só para esclarecer para quem ainda tem dúvidas, o container é aquele tipo de baú para transporte de cargas, muito comum em navios e caminhões. E de uma forma inovadora e moderna, alguns arquitetos tiveram a ideia de usar os containers para substituir os materiais de construção comuns. Criando assim casas completas apenas com containers. No começo a ideia foi um pouco assustadora para todos, mas logo em seguida foi percebido que é muito muito mais barato e rápido para construir casa utilizando containers. Além disso, as possibilidades de projeto com estes materiais são infinitas e além de casas, são bem explorados na área comercial sendo utilizados para construção de lojas, lanchonetes e quiosques.

É possível construir uma casa container em qualquer terreno?    

Para a construção é preciso de um bom terreno. (Imagem: Divulgação)

Assim como em uma construção comum, quanto mais plano for o terreno, melhor para a acomodação dos containers. Por isso atente-se a topografia do terreno antes de começar o projeto. Além disso, é importante saber que existem duas medidas de containers: com 6 metros e o de 12 metros de comprimento, ambos com 2,5 metros de largura. Por isso procure um terreno em que seja possível adaptar essas medidas.

Na hora da construção, é importante lembrar que o container é feito de aço, ou seja, quando a temperatura aumentar ou cair, os moradores sentirão o clima com mais intensidade. Por isso o mais aconselhado é ter um revestimento térmico para não ter que lidar com esse tipo de problema.

Qual o preço para construir uma casa container?

Os valores podem mudar muito entre os tamanhos e os fornecedores. (Imagem: Divulgação)                        

O preço pode variar de acordo com o estilo de casa que você queira e com a quantidade que utilizará, por isso tenha em mente se será uma casa pequena, grande, térrea ou até com três andares, pois tudo isso influencia no valor do investimento que deverá ser feito. O item que pode gerar grandes variáveis é o fornecedor, assim como os materiais de construção, existem diferentes marcas e fornecedores de containers e com a fama que estão recebendo para a área de construção, já existem empresas especializadas no desenvolvimento e adaptação destes materiais.

Mas antes de sair comprando, é importante fazer uma pesquisa de mercado pois pode haver uma grande diferença nos valores do produto, que podem variar entre a faixa de R$3.000,00 à R$10.000,00 por isso é sempre bom pesquisar preços e a qualidade dos containers destes fornecedores.

Projetando sua casa

Para deixar mais moderno, pode utilizar apenas em certas partes container.(Imagem: Divulgação)

Uma das coisas mais legais dos containers é sua versatilidade, pois é possível adaptá-lo para locais com pouco espaço até para amplas áreas, gerando assim uma otimização do ambiente utilizado. Com ele é possível criar diferentes tipos de projetos para sua casa, e independentemente do layout escolhido, é com toda a certeza que você terá uma casa moderna e original, pois os containers carregam esse conceito quando bem explorados.

Você pode procurar por containers novos ou usados para sua construção. Uma dica importante é tomar muito cuidado da hora de comprar um que já foi utilizado, por isso é de extrema importância verificar a procedência e saber o que já foi transportado nele. Mesmo se houver marcas de uso é possível deixá-lo com cara de novo com um tratamento a lixa e pintura.

Agora é só escolher um bom arquiteto e deixar a imaginação fluir.

Fotos de Casa Container