10 dicas importantes para pintar MDF

A pintura em MDF é utilizada em muitos trabalhos de artesanato, uma vez que o material pode ganhar inúmeras formas e cores, resultando em belas peças decorativas e objetos bastante práticos e funcionais.

10 dicas importantes para pintar MDF

10 dicas importantes para pintar MDF (Foto: Reprodução internet)

Material produzido a partir da junção de fibras de madeira, o MDF (da sigla em inglês “Medium Density Fibeboard”, ou Fibra de Média Densidade, em português) é bem resistente ao calor e à umidade, características que o levam também a ser utilizado na construção civil e na produção de móveis, entre outros segmentos.

Apesar de popular, esse material ainda gera muitas dúvidas em relação à sua pintura. Para facilitar o trabalho de quem o utiliza em suas produções, separamos 10 dicas importantes para pintar MDF, que você confere a seguir!

1- Use equipamentos de proteção

Como pintar MDF? A primeira dica para quem realiza trabalhos manuais com esse tipo de material é não se esquecer de usar alguns equipamentos de proteção, que oferecem mais segurança e conforto na hora da pintura.

Entre eles, podemos destacar as luvas de borracha, os óculos de proteção, a máscara para pó e a máscara para vapores orgânicos.

2- Prepare o MDF para a pintura

Assim como outros materiais, o MDF também exige preparação para a pintura. E você pode começar lixando as placas, para melhorar a aderência da tinta e deixar o material mais homogêneo.

Para retirar tinta gasta ou lixar superfícies mais duras, use lixas mais ásperas, de numeração baixa (60, 80, etc.). Já para deixar a peça mais lisa, utilize lixas para madeira com numeração mais alta (de 300 para cima).

3- Faça a limpeza do material

Após lixar o MDF, faça a limpeza das placas, usando um pano seco. Dependendo da quantidade de sujeira, um aspirador de pó pode facilitar o trabalho.

10 dicas importantes para pintar MDF

É preciso preparar a placa de MDF para a pintura (Foto: Reprodução internet)

4- Verifique a necessidade de reparos ou nivelamento

Com a placa limpa lixada, verifique se ela precisa de algum reparo ou nivelamento. Se necessário, aplique massa própria para madeira, usando uma desempenadeira de aço ou espátula flexível, e corrija as imperfeições. Aguarde a secagem e lixe novamente.

5- Pincéis

A escolha dos pincéis para pintar MDF depende do tipo de trabalho realizado. De maneira geral, os pincéis chatos são uma boa alternativa, tanto de cerdas duras quanto de macias. Um rolinho de espuma também pode ajudar.

6- Tinta ideal para MDF

Não existe tinta especial para MDF. As placas podem receber praticamente qualquer tinta para madeira, assim como tinta para tecido, tinta acrílica, tinta para artesanato, etc. A tinta precisa ser de qualidade.

7- Aplicação da tinta

As placas de MDF absorvem muita tinta na primeira demão. Nesse caso, pode ser interessante aplicar, inicialmente, a tinta branca. Em seguida, aplique as demãos de tintas coloridas.

8- Tintas escuras

Tenha atenção especial com as tintas escuras, pois elas geralmente apresentam maior dificuldade para serem absorvidas. Se o efeito desejado não foi atingido, aplique mais demãos.

10 dicas importantes para pintar MDF

Antes de passar outra demão, espere a tinta secar (Foto: Reprodução internet)

9- Deixe secar antes de aplicar outra demão

É importante deixar um intervalo de cerca de 3 horas entre uma demão e outra, para que a tinta seque e você confira o resultado antes de aplicar mais.

10- Aplique verniz para proteger a peça

Para finalizar o trabalho, aplique uma camada de verniz ou tinta de acabamento. Isso ajuda a dar brilho à peça e aumentar a longevidade. Após a secagem, faça um lixamento bem leve e efetue a limpeza.